
Mas para os neófitos eu explico: Root é um método de acessar pastas internas de seu celular/tablet e mudar certas configurações de sistema. Através do root – raiz, em inglês, certos aplicativos podem executar funções não permitidas pelo sistema. Com isto em mente, vamos continuar.
O mais novo App lançado pelo Chainfire é o Pry-Fi, que permite lhe ajudar a identificar a segurança de uma rede wireless aberta. E, claro, ele precisa de root para ser executado. Como você já sabe, ou como deveria saber, redes Wi-Fi abertas não são seguras. Seus dados de navegação podem ser interceptados por outros computadores na mesma rede. Achar aquela conexão sem senha no shopping pode não ser tanta sorte assim.
E este preocupação não fica somente pelo lado dos cyber-vilões. Empresas costumeiramente registram cookies de seu navegador para lhe oferecer direcionamento em promoções. Espionagem governamental pode utilizar deste mesmo método para saber o que você costuma fazer na Internet, mas isso já é outra história.
Nas palavras do Próprio time de desenvolvedores:
“Pry-Fi vai prevenir seu dispositivo de anunciar todas as redes que ele sabe para o resto do mundo, mas ainda assim permite um escaneamento em segundo plano e conexão automática às redes Wi-Fi. Enquanto você não está conectado a uma rede Wi-Fi, seu endereço MAC vai constantemente ser pseudo-randomizado, seguindo um padrão que ainda faz os trackers pensarem que você é uma pessoa real, mas eles não vão encontrar seu endereço MAC novamente. Isso vai vagarosamente envenenar seus servidores com informação inútil.”
O Chainfire também enfatiza que o Pry-Fi é primeiramente a prova de um conceito, uma solução paliativa para um problema já existente. Eles também encorajam o compartilhamento de bugs pelo seu tópico no fórum XDA.
O Pry-Fi está disponível de graça no Google Play Store para sistemas 4.2 ou posterior. Acho que um pouco mais de paz de espírito nunca é demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre esse post.