terça-feira, 19 de novembro de 2013

CyanongenMod Installer: instale rapidamente roms customizadas em seu Android

download Usuários mais avançados sabem que nem só de Widgets e papéis de parede animados vive o Android. Quem gosta de um nível mais extremo de customização costuma utilizar Root em seu aparelho, para acessar as pastas internas/escondidas, ou fazer uma completa troca de Room, o que permite modificar totalmente a UI de sua fabricante (Adeus, Motoblur), e inclusive atualizar seu aparelho para versões não lançadas oficialmente.

Em setembro, O Cyanogenmod, o projeto mais popular entre todos os desenvolvedores de roms customizadas para Android, tornou-se uma empresa de verdade, a Cyanogen Inc, e recebeu US$ 7 milhões em fundos de capital, revelando planos para se tornar o terceiro maior sistema operacional de celulares no mundo.

O grande problema deste processo - trocar a rom de seu dispositivo - era na verdade sua forma de aplicação. Utilizar root e flashear seu aparelho, como manda o linguajar técnico deste mundo, não era a mais fácil das tarefas, até mesmo para usuários experientes no sistema. Com o lançamento recente do CyanogenMod Installer, um aplicativo da empresa que faz todo este trabalho sujo para você, acredita-se que até mesmo os usuários médios vão ter interesse em explorar um pouco mais este mundo da troca de sistemas do Android.

 

Screenshot_2013-11-16-20-50-13   Screenshot_2013-11-16-20-50-23

A primeira coisa, obviamente, é baixar o App no Google Play Store. Ele é de graça e requer Android 2.3 ou superior. A lista de aparelhos compatíveis pode ser vista no site oficial da Cyanogen

Após um recomendado Backup, você é levado a uma tela de boas vindas, explicando que deve usar um computador e um cabo de dados para finalizar a operação. Após a conexão, só falta apertar "Begin" para começar o processo. Depois um redirecionamento de um download .MSI e de uma rápida e amigável instalação, você já estará como sistema Cyanogen em seu aparelho. Ele é um mod da versão 4.3.1, muito parecida com o Android Original, disponível na série Nexus, mas sem todo o crapware implementado pelas operadoras ou fabricantes do aparelho, além de diversos outros ajustes para tornar a experiência do usuário mais fluida e fácil.

cm-installer-AD6

Acredito que este é somente o primeiro passo para uma nova leva de roms facilitadas no Android. A popularização deste mundo pode reviver aparelhos já velhos e datados, que não receberam atualização da fábrica. Como já dito, o App está disponível de graça para Android 2.3 no Google Play Store. Qualquer mudança significativa em seu aparelho deve ser feita após muita pesquisa e por sua própria conta e risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre esse post.