terça-feira, 22 de maio de 2012

Waze: O GPS Interativo

O Waze é um GPS interativo perfeito para quem dirige longas distâncias diariamente. Com apenas alguns cliques no menu de botões coloridos da interface, os usuários podem colocar informações em tempo real sobre engarrafamentos, acidentes e localização de policiais de trânsito nas estradas, sem precisar largar o volante. Enquanto o app está sendo utilizado, ele vai mandando informações sobre a localização do usuário, direção e velocidade atingida durante o percurso. Com a coleta dessas informações de cada usuário, o Waze forma uma rede de informação em tempo real sobre o trânsito, dando um panorama preciso do trajeto específico que interessa ao usuário.

O motorista pode ir atualizando o app à medida que for passando nos pontos críticos (caso a situação já tenha sido resolvida, etc). A qualquer momento, o motorista pode ver a lista de alertas na área de interesse  para já ir se preparando para possíveis problemas e, se for preciso, escolher uma rota alternativa. Antes de pegar a estrada, o motorista pode checar o mapa em tempo real no website do Waze e ver qual é a melhor trajetória naquele momento. O sistema é esperto o suficiente para aprender as principais rotas que o usuário utiliza diariamente e já avisar qual é o melhor caminho naquele momento, aonde há pontos de engarrafamento, estradas bloqueadas ou qualquer outro evento que dificulte a chegada ao ponto final. 

O Waze também oferece a funcionalidade de mensagem instantânea entre os usuários, o que permite perguntas e respostas imediatas, facilitando a troca de informações sobre o trânsito. Nos EUA é permitido o uso de celular enquanto se dirige, o que explica o sucesso de apps como esse, com função de GPS interativo.





O Waze está disponível de graça para IOS, Android, Nokia symbian, Blackberry e alguns aparelhos antigos que utilizam Windows Mobile na Apple Store e Google Play.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre esse post.